Solares

Olá Dolls,

com o calor a chegar muito...muito devagarinho e envergonhado, chegaram também as preocupações com a proteção solar...


Eu sou defensora que a proteção solar deve ser tida em conta ao longo de todo o ano, mas para as mais esquecidas vou relembrar o assunto:

O uso de protetor solar todos os dias do ano, segundo especialistas, ainda não é um hábito entre os portugueses. Muita gente, aliás, só se lembra da existência desse produto no verão. Resultado: ainda há uma catrefada de dúvidas sobre como e quando aplicá-lo na pele, quais as diferenças entre as versões disponíveis nas prateleiras e que benefícios reais oferecem para a beleza e a saúde.

Para que uma dúvida dessas, porém, não acabe de alguma forma com a sua pele prejudicada no futuro,  compilei algumas perguntas e respostas sobre o assunto que apresento de seguida. Mais do que um verdadeiro manual de proteção da pele, as respostas reúnem recomendações que ajudam a garantir a eficácia desses protetores contra queimaduras, insolação e outros inconvenientes, um dos quais a longo prazo denominado melanoma.

1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a pele mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas encaixam-se na categoria de protetores solares.

2. O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?


Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.



3. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?

De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%.

4. Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB? 

Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD. O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB".

Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do cancro de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas. 



5. É preciso aplicar um produto diferente no rosto?

Não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.
Este é o que eu uso ;)


6. E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos devo usar? 

Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles Shampôs, condicionadores e sprays. O importante é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.

Este é o que eu uso ;)


7. Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor? 

A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

8. É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos? 

Assim como a pasta de dente e o fio dentário, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza. E, se vocês são do tipo daquela desculpa clássica da falta de tempo: Deixem o produto em local visível ou próximo dos restantes produtos pessoais. Isso irá ajudar-vos a terem disciplina. Quando forem mais velhas vão lembrar-se desse conselho e perceber que valeu a pena. Segundo os especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos.

9. Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas? 

No dia-a-dia, passem o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos.

10. O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia? 

Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Existem mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.

11. Em casos de exposição direta ao sol, na praia ou em piscinas, de quanto em quanto tempo é preciso reaplicar o produto? 

Apesar de, em algumas embalagens, a indicação para reaplicar o produto varie de quatro horas a até 12 horas depois, é consenso entre os médicos indicar nova aplicação a cada duas horas ou após transpiração intensa e mergulhos na água.

12. Alguns produtos são vendidos como "à prova de água". Eles realmente não saem em contato com a água?

Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, é necessário reaplicar o produto.

13. Como saber que estou a passar a quantidade suficiente de protetor solar? 

A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado. Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não acham? Se vocês não entenderam nada vamos traduzir essa medida:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.

14. Além do protetor solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens? 

O sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las. O ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto. Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.

15. Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca? 

Prestem atenção às embalagens e, sempre que possível, procuram orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a pele seca deve optar por loções mais cremosas.



16. É verdade que o uso do protetor solar favorece o aparecimento de acne? 

A grande maioria dos dermatologistas afirmam que "não", desde que o protetor seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. Após a exposição solar, o acne apresenta um aspecto melhor. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free.

17. Pessoas de pele negra também devem usar protetor? Qual o fator indicado? 

Sem dúvida, as pessoas de pele negra também devem usar o protetor. Recomenda-se fotoprotetores com FPS superior a 15 para todos os tipo de pele.



18. Só o protetor solar protege quem tem a pele muito branca? 

Para todos os tipos de pele, mas especialmente para as peles claras, o ideal é que as pessoas usem bonés, chapéus, óculos de sol e guarda-sol para uma proteção extra. Além de evitar exposição entre 10 e 16 horas.

19. As crianças devem usar protetores específicos?

Os filtros solares comuns, além de impedir a ação dos raios nocivos, também bloqueiam a síntese (a produção) de vitamina D no corpo humano, que é feita na pele, estimulada pela ação do sol. Esse nutriente, porém, tem como principal função ajudar na absorção do cálcio, cuja falta causa, entre outros problemas, a osteoporose.

Protetores específicos para crianças, geralmente, não impedem a ação do sol na síntese da vitamina D - que é muito importante nessa fase da vida para a formação óssea e o crescimento. Portanto, o ideal é, sim, optar por essas versões infantis. Este tipo de protetores é também indicado para idosos.


20. Quando posso substituir o protetor solar por uma loção bronzeadora? 

Os bronzeadores não protegem a pele da radiação solar. Os dermatologistas não indicam o uso de bronzeadores em nenhuma situação. O protetor solar bem aplicado também permite um bronzeado gradual, bonito e duradouro". 

21. Porque é que o bronzeado adquirido com o uso de protetor solar é mais prolongado?

Se a pele estiver protegida, evitam-se queimaduras e consequentemente esta não "descasca". Não devemos querer conquistar o bronzeado de verão num único dia. Este deve ser obtido de maneira gradual e com proteção, pois a ação dos raios solares no funcionamento da melanina (o pigmento da pele) só ocorre após 48 horas da primeira exposição.

22. Quais procedimento deve ser feito depois do sol. É preciso aplicar produtos pós-solares ou qualquer hidratante já faz bem à pele? 

Um bom hidratante costuma ser suficiente para quem se protegeu adequadamente. No entanto, se abusaram e sentem a pele a arder, o melhor a fazer é aplicar loções específicas After-Sun, que contenham substâncias calmantes, como aloe vera. Além de hidratar, esses cosméticos não causam alergia e aliviam o desconforto das queimaduras de grau leve.


23. Quais os principais danos causados pelo uso inadequado do protetor solar ou pela falta dele? 

Os danos imediatos são as queimaduras. Em seguida, vêm a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e, por fim, a flacidez da pele. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto são conseqüências do abuso da exposição ao sol - e não do avançar da idade.

Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar cancro. O melanoma é dos tumores com maior incidência em Portugal. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.


Ahhh... já me esquecia... excelentes promoções de solares em Skin.pt...

Espero que vos tenha sido útil...

Até já...

41 comentários :

  1. Gostei desta publicação pois explica tudo! Eu tenho sempre o cuidado de proteger a minha pele do sol, às vezes até no inverno uso protetor na cara :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Blackbird,
    obrigado pela visita e pelo comment.
    Fazes bem em usar sempre protetor solar, é o melhor meio de evitar o fotoenvelhecimento.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Sou suspeita para falar de uriage, eu trabalhei pra eles e AMO ESSA MARCA DEMAIS , faço o uso ho Hyseac 30 e agua thermal

    Beijos
    Ja estou seguindo
    http://vemvctambem.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      obrigado pela visita.
      Sim a uriage é uma excelente marca.
      beijinhos

      Eliminar
  4. Sempre uso protetor solar, ate nos dias mais frios, é super importante!

    Beijoos
    http://brilho-menina.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/brilho.menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jade, estás a fazer o melhor para a tua pele.
      Obrigado pela visita.
      Bjokas

      Eliminar
  5. Um verdadeiro curso, sim senhora! :)

    ResponderEliminar
  6. eu uso sempre protector solar tambem sou muito branquinha se nao usar pareço um camarao :DD
    gostei muito do teu blog tou a seguir :))
    uma optima semana :DD
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu Cátia, ficamos versão lagosta...lol
      Bjokas e obrigado pela visita...

      Eliminar
  7. oie adorei sua visita ao meu blog, é mesmo sempre bom usa protetor
    protege legal bjs http://www.bonitasevaidosas.com/

    ResponderEliminar
  8. Parabéns seu blog é lindo adorei, seu post me tirou muitas dúvidas tinha muita coisa que eu não sabia, te seguindo de volta, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rose, obrigado pela visita.
      Espero continuar a ser útil e que me mandes dúvidas que tenhas para que eu possa fazer um post acerca.
      Um beijinho

      Eliminar
  9. util?? Extremamemte ultil, achas que posso retirar alguns excertos dando os devidos creditos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      obrigado pelo elogio ao post.
      Sim claro podes utilizar as partes que necessitares.
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada, vou fazer em breve e aviso-te (a ver é se não me esqueço, mas sai em principio na quarta-feira :)

      Eliminar
  10. Muito útil e importante :)
    Uso protector todo o ano!

    ResponderEliminar
  11. muito informativo, obrigada pelos elogios e pela visita!
    Felicidades para si e para o seu blog também :)

    Santi

    ResponderEliminar
  12. Excelente artigo (: existem sim muitas pessoas que não têm atenção nenhuma com a pele. Até eu própria, se formos a ver. Mas principalmente nos dias de maior calor, costumo controlar bem o uso de protectores solares (de acordo com a tabela que apresentaste, tenho a pele clara média. Queima com facilidade). Como não vou à praia há uns valentes anos, vou ter de recomeçar com os cuidados mais extremos de novo ^^

    Beijinhos :D gostei do cantinho, continua assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ter muito cuidado Daniela,
      o sol é muito bom mas em conta peso e medida e de acordo com as necessidades da nossa pele.
      Bom regresso às lides da praia...
      Obrigado pela visita ;)
      Bjinho

      Eliminar
  13. Protetor solar é indispensável ter esse produto na bolsa.
    Muito obrigada pela visita ao blog.
    Seja bem-vinda.
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderEliminar
  14. Adorei o teu post, mesmo muito bom..

    Eu sempre que posso utilizo protector, então quando vai a parai não o dispenso por nada..

    Bjokas
    http://estrelinha-estrelasbrilhantes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo elogio ;)
      Fico à espera de novas sugestões para posts.
      Bjinhos

      Eliminar
  15. Nossa, amei seu post, muito interessante e vou passar a usar mais o protetor, beijos

    Seguindo seu blog

    www.biancammartins.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bianca.
      É bom receber os vossos feedbacks positivos.
      Um beijinho

      Eliminar
  16. Muito boa as dicas!
    Parabéns!
    Adorei =)
    Sempre esqueço de passar, sei que é errado, mas não consigo evitar kkk
    bjs
    http://prypensando.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOl...
      Aqui entre nós e para quem ninguém nos leia...lol...eu ás vezes tb me esqueço...
      Mas não contes a ninguém ok Priscila?lol
      Bjokas ;)
      Obrigado pela visita ;)

      Eliminar
  17. Tenho sempre bastante cuidados com a minha pele, também porque sou bastante branquinha. Mas confesso que uso mais o protector durante o Verão, sou um bocadinho esquecida de Inverno! ;)
    Gostei das dicas e obrigada pela visita, sigo! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipa,
      Tb já sigo o teu cantinho.
      Bjokas

      Eliminar
  18. Cuidados com a pele são necessários,eu sou bem branquinha então os cuidados acabam sendo redobrados :)

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    http://dienylady.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Dieny, temos de redobrar cuidados.
      Obrigado pela visita.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. devemos ter muito muito cuidado com o sol :)

    ResponderEliminar
  20. Olha vai sair hoje um excerto :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Obrigado Joana
    gostei muito do seu post ;)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  22. Um post bastante completo e interessante :D Eu sempre uso protector solar alto no inicio do verão, até porque sou mais para o branquelas. Mas depois opto por um oleo bronzeador mas com spf 20/30 pois sempre nos podemos queimar. Beijo

    ResponderEliminar
  23. Obrigado pela opinião Piki...
    Volta mais vezes... é sempre muito bom ter o teu feedback...
    Bjokas

    ResponderEliminar