TIPOS de PELE – Saibam o Vosso: Normal, Oleosa, Seca, Mista ou Sensível?

Olá Dolls,

Hoje vamos abordar mais uma temática deveras importante... O tipo de pele...

Sabem qual é o vosso tipo de pele??? Têm dúvidas?


Então vamos esclarecê-las:

Conhecer o nosso tipo de pele é fundamental para conseguirmos tomar decisões acertadas ao escolher os cuidados específicos para a nossa pele. Os nossos genes são certamente os maiores responsáveis pelo tipo de pele que temos. Sendo a pele um órgão do nosso corpo, tal como os outros órgãos, as suas características são determinadas geneticamente, isto é, nós já nascemos com elas definidas.

No entanto, a beleza e saúde da nossa pele durante a vida vai depender também de outro tipo de fatores. O que comemos, a dieta, o nível de stress, os medicamentos que tomamos, a forma como cuidamos do nosso corpo em geral e o descanso, são alguns dos fatores que determinam a quantidade de óleo que a nossa pele produz e também que aspecto vai ter. Há várias dicas para uma pele bonita que podemos seguir, mas talvez a mais importante seja identificar o seu tipo.

Tipos de pele


A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca. Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Normal

A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.


Pele Oleosa

Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.

A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.


Pele Seca

De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.


Pele Mista

Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se sentem a vossa pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então provavelmente têm pele mista.


Pele Sensível

A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e que se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, comichão, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.


Como saber qual o tipo de pele que temos?


Tudo o que precisamos, para além de sabermos as caracteristicas de cada tipo de pele, é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao acordar de manhã limpem a cara com o lenço e olhem para ele. Aquelas que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. As que têm pele oleosa vão ver que o lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto se houver óleo apenas no centro a nossa pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se verificarmos que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se depois de limpar a pele não encontraram óleo no lenço e sentem a pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que tenham pele seca. Pessoas com a pele sensível vão notar que a pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de beleza, ficando inflamada ou com comichão.

Agora já sabem, é só experimentarem para saberem qual o vosso tipo de pele... e depois venham cá contar...

Gostaram destes tópico Dolls?Foi útil?

Durante os próximos dias falaremos dos cuidados a ter com cada tipo de pele...

Até já...

14 comentários :

  1. estive agora a ver o teu blog, já o estou a seguir e gostei muito :D
    eu tenho a pele oleosa e odeio mesmo, tenho sempre dificuldade em arranjar boas bases que não acumulem e essas coisas todas :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Doll ;)

      Passa mais vezes, gosto muito das vossas palavras de carinho ;)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Bem, depois de ler e analisar os detalhes descubro que tenho pele mista e não oleosa como pensava (: obrigada pela info!

    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Doll ;)

      Passa mais vezes, gosto muito das vossas palavras de carinho ;)

      Eliminar
  4. Obrigado pela visita meninas ;)

    ResponderEliminar
  5. Bom post! Bem esclarecedor. O tipo de pele é sempre aquele problema básico de todas nós, mas que muitas vezes não sabemos resolver bem.

    www.facebook.com/LavoresContemporaneos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Doll ;)

      Passa mais vezes, gosto muito das vossas palavras de carinho ;)

      Eliminar
  6. Adorei o seu cantinho e ja estou seguindo. Achei aqui muita informacao importante sobre a pele, e olha obrigada por postar coisas assim, que nos ajudam e esclarecem as dúvidas.
    Tenha um bom fim de semana!!!!
    Abraco

    http://fofuxeart.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Doll ;)

      Passa mais vezes, gosto muito das vossas palavras de carinho ;)

      Eliminar
  7. Vim retribuir a visitinha e adorei este post.
    http://meninamulhercomglitter.blogspot.com
    bjins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Doll ;)

      Passa mais vezes, gosto muito das vossas palavras de carinho ;)

      Eliminar
  8. Obrigado a todas ;) Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Meu tipo de pele é a normal, apesar de eu ter algumas espinhas de vez em quando, e é claro, quando fico mexendo. Não aguento ver um espelho hehe
    Muito legal o post, sempre pensei que minha pele fosse a oleosa mas lendo perdi minhas dúvidas (:

    Blog: Just Babis (:

    ResponderEliminar