Salvar o ambiente começa em casa

Salvar o ambiente começa em casa


Dremel inspira à realização de projetos ecológicos


Lisboa, 5 de maio de 2014 – A proteção do ambiente é um tema relevante e sempre atual. É importante ter presente que pequenas ações podem criar grandes mudanças. A Dremel apresenta sete projetos inspiradores e algumas dicas para os especialistas do Faça-Você-Mesmo poderem redesenhar as suas casas de forma ecológica, introduzir novas ideias nos projetos de remodelação da casa e assim contribuírem para o meio ambiente.

Primeiro Projeto: Ponto de água com extras

woodenbarrel_Small.jpg 
Um ponto de água num jardim ou num terraço faz sempre falta. Em qualquer loja da especialidade ou jardinagem podem-se obter os acessórios para este fim, mas raramente têm um efeito esteticamente bonito. A Dremel sugere então um caixa de madeira adequada ao espaço envolvente. A multiferramenta Dremel  4200 é perfeita para realizar cortes precisos e suavizar as extremidades da madeira, e graças à sua vasta gama de acessórios é uma ferramenta muito versátil. Uma alternativa aos equipamentos em plástico é um barril de vinho velho, com uma abertura grande o suficiente para caber um regador. Idealmente, os pontos de água devem estar acima do nível do solo permitindo que a madeira respire. Melhor ainda é fixar ganchos ao redor do barril para pendurar o regador e outros utensílios de jardinagem.


Segundo Projeto: Usar a energia solar para iluminar o caminho para a porta de entrada

solarpanels2_Small.jpgA iluminação é importante para indicar o caminho nos jardins ou para chegar à porta de casa. A sugestão é optar por luzes solares fixas ao chão para armazenarem energia a baixo custo durante o dia e iluminar o caminho à noite. Com a serra compacta Dremel DSM20 os espaçossão realizados nas pedras do pavimento de forma fácil e precisa. A DSM20 é especialmente poderosa e usa um disco de corte (como uma rebarbadora) e não uma lâmina de serra dentada. Não precisa de uma capa protetora permitindo ao utilizador ter sempre uma visão alargada da linha de corte, logo pode trabalhar meticulosamente. Uma vez realizada a tarefa, a luz solar pode ser fixa e colocada na posição correta. À noite as luzes solares vão indicar o caminho e o efeito vai ser agradável e acolhedor.




Terceiro Projeto: Dizer adeus a uma torneira a pingar

watertap_Small.jpgO pinga pinga, as torneiras cheias de calcário, o desperdício de litros de valiosa água por ano têm os dias contados. Lidar com o problema não poderia ser mais simples. Retirar o regulador de fluxo da torneira e mergulhá-lo em vinagre até que o calcário possa ser esfregado e retirado com facilidade. Para reduzir ainda mais o consumo de água pode adquirir-se um oxigenador de água em lojas das especialidade que permitem adicionar oxigénio na água e assim diminuir o caudal.




Quarto Projeto: Portadas de janelas para uma temperatura constante

window_Small.jpgAs portadas permitem calafetar melhor as janelas, não deixando o frio entrar e mantem as divisões mais frescas no verão. Como é uma peça no exterior da casa pode ser adequada a cada estilo e arquitetura. Pegar numa peça de madeira própria para o efeito, por exemplo a faia, e cortá-la ao tamanho com a serra compacta Dremel® DSM20. As portadas devem ser à prova de água para garantir que não vão empenar. Em seguida, fixar os acessórios. Antes de colocar as portadas nas janelas a Dremel sugere a personalização e decoração das mesmas gravando motivos e desenhos com a ajuda da prática e multifuncional Dremel 4200 e um acessório de gravação.


Quinto Projeto: Composto de solo é rico em nutrientes

compost_Small.jpgO composto do jardim cria um fertilizante natural e nutrientes que alimentam os insetos. A Dremel sugere a construção de um recipiente simples de madeira para colocar o composto. Dependendo do tamanho necessário as ripas de madeira são cortadas à medida com uma ferramenta oscilante como a Dremel® Multi Max MM40 e aparafusada em ângulos retos. Extremidades afiadas, lascas salientes e áreas de difícil acesso podem ser trabalhadas e lixadas com a multiferramenta Dremel® 3000. Ao preparar um eco-composto é importante colocar regularmente folhas e outros resíduos biológicos em camadas. Isso vai melhorar a circulação do ar e proporcionar condições de vida ideais aos micro-organismos e insetos. E assim se prepara um adubo natural para criar uma horta orgânica.



Sexto Projeto: Carregar baterias de forma inteligente

charging_Small.jpg
Pode-se poupar realmente dinheiro quando se carregam as baterias de equipamentos domésticos e de jardinagem. Dependendo da zona onde se vive são cobrados preços diferentes pela eletricidade nos vários momentos do dia e da noite. Depois de conhecer ao detalhe os valores pode-se poupar dinheiro ao carregar baterias fora dos picos mais elevados. Além disso, as baterias de lítio, como as da Dremel 8200 não têm efeito memória e por isso não se auto descarregam, mesmo não sendo utilizadas durante algum tempo.






Sétimo Projeto: Isolamento do telhado, mantém a casa quente

cardboard_Small.jpgNo inverno, um telhado bem isolado retém o calor e impede a entrada de humidade. Para isolar a estrutura do telhado de forma adequada deve-se revestir as vigas com um isolamento de lã de vidro e certificar que tudo fica hermeticamente isolado, com agrafos, pelicula de alumínio especial e fita adesiva. Para a fixação de subestrutura de madeira, as ripas devem ser cortadas à medida usando uma ferramenta multifuncional poderosa como a Dremel® 3000 e montar em ângulo reto às vigas do telhado. Para revestir o material de isolamento serrar placas de gesso ao tamanho da subestrutura. Isso irá separar as áreas de temperatura e promover a redução dos custos de aquecimento.


Uma dica extra: Do velho se faz novo

oldnew_Small.jpgPara dar uma nova vida ao mobiliário antigo são necessários apenas alguns passos simples para tornar o mobiliário novo e mais atual. Um baú velho é rapidamente convertido num cadeirão com estofo em espuma e adicionando umas pernas. Duas cadeiras velhas podem passar a um banco de jardim somente com uma tábua de madeira a uni-las. Os cabides de madeira podem ser cortados em dois e fixados numa placa de madeira e voilá, um novo cabide e chapeleira para colocar na entrada de casa. Por isso muita atenção ao limpar a garagem ou o sótão. Muitas peças sem uso podem ser transformadas em algo muito diferente e trendy.


O ano da versatilidade
Para promover a sua versatilidade a Dremel decretou 2014 o ano da versatilidade. A marca lançou para isso um passatempo onde os utilizadores podem ganhar, por mês, um conjunto de ferramentas. Todos os participantes têm que completar um slogan online: “A Dremel é versátil porque….”. O prémio é um diversificado conjunto de ferramentas avaliadas em 700 euros.
Este conjunto inclui: a serra compacta Dremel® DSM20, a ferramenta rotativa com bateria de lítio Dremel® 8200, ferramenta rotativa  Dremel 4200 com sistema inovador EZ Change, a ferramenta oscilante Dremel® Multi-Max MM40, a pistola de colar Dremel® Glue Gun 940 e o soldador Dremel® VersaFlame. E ainda uma vasta gama de acessórios e multifixações que ampliam a utilização de cada uma destas ferramentas. Mais informações emwww.dremeleurope.com/VTS

0 comentários :

Enviar um comentário